Por falar em temporário…

Aproveitando o gancho do temp…Olá! Parece até que virei fã do temporário não é mesmo? hehehehe DBA garoto do TEMP. kkk
Pois é gente, aproveitando que no post anterior comentei sobre o tablespace TEMP hoje queria comentar um fato interessante, que tem a ver com tabelas temporárias.

Sabe aquelas tabelas que normalmente criamos em tempo real dentro de um PL/SQL, em uma instrução para armazenar dados que serão necessários somente durante a sessão? Sim, estou falando das Global Temporary tables.
Então, o que alguns não sabem é que estas operações DML (Data Manipulation Language) geram dados em redo e principalmente em UNDO. Sendo assim pode ser que havendo muitas operações desta tenhamos problema no sistema como um todo.

Pensando nisso, a Oracle na versão 12c criou como nova funcionalidade o TEMPORARY UNDO. Um processo muito interessante onde você poderá setar a nível de sessão (alter session) ou de sistema (alter system) para que os UNDOs das DMLs em temporárias sejam armazenados do tablespace TEMP ao invés do UNDO.

Configuração:
SQL> ALTER SESSION( ou SYSTEM) SET TEMP_UNDO_ENABLED = TRUE;

Claro que para isso precisa ser avaliado o tamanho do seu tablespace temporário para evitar que você saia de um problema e crie outro.

Olhe abaixo como funciona:
undo temp

Eu particularmente achei muito legal esta Feature nova. Ahhh, claro!! Caso queira monitorar a utilização:

SELECT to_char(BEGIN_TIME,’dd/mm/yy hh24:mi’), TXNCOUNT, MAXCONCURRENCY, UNDOBLKCNT,USCOUNT, NOSPACEERRCNT FROM   V$TEMPUNDOSTAT;

Espero que tenham gostado, como falei anteriormente, quanto mais participação mais posts.

Bom final de semana, e continue firme com o foco na meta!

 

Sobre raul andrade

DBA e Instrutor Oracle, apaixonado pela minha família e por ensinar.
Esta entrada foi publicada em Oracle 12c News e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas para Por falar em temporário…

  1. Diego disse:

    Essa Feature é default ou é option Raul ?

Deixe uma resposta