No Silêncio é melhor???

Criando de forma silenciosa…Olá! Bom dia, boa tarde, boa noite!!Que nome de post estranho né? Hehehe confesso que também achei, mas ele é legal que me lembra uma coisa que dificilmente consigo ter, principalmente quando preciso estudar. O tão valioso silêncio. Porém em contrapartida, quando vejo que este silêncio pelo menos pra mim é quebrado na maioria das vezes por um filho que vem me falar alguma coisa, bem na hora que eu estava planejando estudar, mas a alegria deles é tão grande que chego a esquecer certas vezes do motivo pelo qual eu queria silêncio.

Assim ao invés de brigar com eles, obrigar que fiquem quietos, prefiro invadir as madrugadas trabalhando, dormir cansado mas não perder a convivência com eles que é única e um dia certamente irá acabar quando eles crescerem.

Portando prefiro o barulho da bagunça que o silêncio da solidão.

Bem, bem, filosofias à parte, vamos falar hoje a respeito da criação de templates com a ferramenta DBCA (Database Create Assistent) da Oracle de  forma silenciosa.

Primeiramente para que serve um template. Imagine que você tenha uma padrão, modelo pré estabelecido de criar seus databases, e não gostaria de toda vez ficar fazendo várias configurações, você gostaria de ter um processo automatizado para isso.
Uma das formas interessantes e rápidas de se fazer isso é criar um template. Ou seja, um modelo pré configurado do seu ambiente.A Oracle permite isso facilmente através da ferramenta DBCA de forma visual, porém caso eu queira inserir isto em um script, ou fazê-lo de forma silenciosa(sem abertura de telas), posso utilizar conforme abaixo:

Criação de template de um banco existente de forma silenciosa:
$ORACLE_HOME/bin/dbca -silent -createTemplateFromDB -sourceDB orcl -sysDBAUserName sys -sysDBAPassword oracle -templateName template_teste

No comando acima os itens em vemelho são:
orcl: nome do banco existente que será meu modelo do template
template_teste: nome dado ao template, que será referenciado com a extensão .dbt (template_teste.dbt)

Criando um DATABASE a partir do template:
Criado o template agora, eu posso querer criar um database a partir do mesmo template:
Sendo assim com o comando abaixo consigo criar um database a partir do template:
$ORACLE_HOME/bin/dbca -silent -createDatabase -templateName template_teste.dbt -gdbname newdb -sysPassword oracle -systemPassword oracle -datafiledestination /u01/app/oracle/product/11.2.0/oradata/newdb

No comando acima os itens em azul são:
newdb: Nome do novo banco criado e novo endereço para os datafiles, caso eu queira alterar o que tem no template. Caso queira manter o mesmo basta não colocar o parâmetro de datafile destination.

Ah! os arquivo template gerado fica armazenado em:
$ORACLE_HOME/assistants/dbca/templates

Legal! Simples não é mesmo? Sei que este post deixa lacunas para diversas perguntas. Prometo responder todas elas. PARTICIPEM!!!!!

Grande abraço! Te espero nos comentários.

Sobre raul andrade

DBA e Instrutor Oracle, apaixonado pela minha família e por ensinar.
Esta entrada foi publicada em Conhecimento, DBA Oracle e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas para No Silêncio é melhor???

  1. Diego disse:

    Raul o template pode ser usado em diferentes releases ? Por exemplo 11g na 12c ?

    Obrigado

Deixe uma resposta