Opa! Lentidão… Culpado é o banco de dados!!!

Lentidão!!?? Culpado é o Banco de Dados…Bem, como já comentei algumas vezes, sou DBA a bastante tempo, atuei em diversos projetos médios, grandes e enormes, já ví coisas que parecem mentira, enfrentei situações que fariam um DBA Jr sair correndo sem olhar pra trás.
Como se chama isso: Experiência. Simplesmente isso.
Ser DBA muitas vezes não basta saber administrar banco de dados, seja ele qual for, precisa muitas vezes antes de mais nada ser psicólogo do usuário.

Você leu isso mesmo! Não! Não estou ficando louco não se preocupe. Porém antes de mais nada, entender o famoso telefonema, email ou qualquer outra forma de comunicação dizendo “Tá lento!!” é muito mais do que analisar lentidão da aplicação.
Usuários são seres humanos, e como nós DBAs – sim DBAs também são gente – tem seus momentos de stress, de mau humor, como está em alta hoje dizer: momento de bipolaridade…
Então antes de mais nada o DBA, bom profissional tem que entender de pessoas.
Eu quando entro em um atendimento assim procuro primeiramente tentar um contato direto com o solicitante. E numa conversa quase que descontraída vou percebendo os detalhes. E acredite, com o tempo, em todos estes anos, já aprendi a pelo tom de voz entender quase que 50% da situação. Ou seja, consigo descobrir porque aquele fato relatado está impactando tanto no momento.
É impressionante como um relatório que roda em 10 minutos num dia é menos impactante que demorar 3 minutos num outro dia. Isso mesmo! Tudo depende do referencial “sentir-se bem”.
Baseado nesta primeira análise psicodatabaseada(rsrs) vejo qual andamento dar à situação.
Neste blog, pretendo comentar diversas situações que irão ajudar a trabalhar itens assim.
NÃO PERCA!! Te garanto que no mínimo você irá se divertir!

 




Sobre raul andrade

DBA e Instrutor Oracle, apaixonado pela minha família e por ensinar.
Esta entrada foi publicada em Talento quando Tá lento. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas para Opa! Lentidão… Culpado é o banco de dados!!!

  1. Marco Aurelio Peres disse:

    É bem isso mesmo, Raul, muitas vezes o solicitante faz um carnaval e quando o entendemos, vemos que não é bem assim.

    Como você bem disse, SOMOS seres humanos, muitas vezes sob pressão no dia a dia, entendendo o ser humano e trabalhando em parceria, vencemos os desafios.

    Na minha vivência como DBA, aprendi que muitas vezes, se conversando, de forma respeitosa, muitos problemas podem ser evitados no dia a dia, e muitas vezes o que parece ser um problema enorme, acaba se tornando um problema bem menos, saber ouvir faz toda a diferença.

    O caminho é bem esse, entender as pessoas, afinal sem elas, não há como evoluirmos.

    Marco Aurelio Peres

Deixe uma resposta