Salvando a viagem com Oracle Multitenant

MultiOQUE mesmo???? Olá amigo, DBA, fã do blog, profissional de TI, Curioso, etc. Bom dia, boa tarde, boa noite!

Eu sempre falo que promessa feita tem que ser promessa cumprida, não é mesmo??!!

Como eu havia comentado com alguns ontem, hoje eu vou falar a respeito de algo muito interessante na release 12c do Oracle database.
Porém, pra isso eu vou te contar uma historinha interessante que faz parte das minhas memórias de um DBA… Não! Não estou lançando uma autobiografia, embora fosse uma boa idéia… hummmm vou pensar nisso um dia. rsrsrs

Certa vez, eu estava trabalhando em um cliente muito longe de onde eu morava, na verdade eu estava em um projeto a mais de 700Km da minha família.
É meu amigo, vida de DBA em projetos às vezes não é muito fácil não.
Nesta época eu me lembro que as viagens tinham que ser planejadas, colocadas em meio a projetos que ocorreriam final de semana, plantões, atividades… Realmente era cansativo. E quando planejava viajar, morria de medo do Murphi. Sim, sim, o cara da lei mesmo, o famoso, que sempre aparece  como estraga prazeres.
Sempre tinha medo que na hora de sair aparecesse alguma tarefa e me desse problema na viagem. Sim eu tenho motivos para temer isto, pois teve uma vez que um item me fez atrasar viagem: a necessidade de montar rapidamente um clone de um ambiente de produção para testes de última hora que iriam acontecer bem no feriado que eu estava indo viajar. Sei, que você deve estar pensando que faltou algum tipo de organização para isso ter  acontecido assim. Ok, concordo com você em partes, às vezes tem situações que fogem do controle, mesmo que este seja muito bom. Mas isto será assunto para um outro post futuro. Voltemos a situação, quem já fez sabe que mesmo a base não sendo muito grande sempre teremos um bom tempo envolvido em um processo de clone de ambiente.

Um dia a Oracle lançou a versão 12c do database, quando comecei a fazer testes nela e conhecer suas “New Features”, confesso que quase me emocionei, vi que a Oracle talvez tenha pensado em mim e nas minhas programações de viagem. A nova versão tem uma brilhante feature chamada Multitenant que com a sua ideologia, seus containers e pluggables torna muitas tarefas infinitamente mais fáceis.

Mas o que é isso??? De onde vem??? Como utilizo??

Calma, calma, vamos por partes.
Multitenant é uma tecnologia da Oracle inovadora, embora tenhamos algo muito parecido no SQL SERVER da Microsoft, em Oracle é um conceito totalmente novo. Nela conseguimos criar instâncias chamadas pluggable database, que realmente fazem o que o seu nome diz, ficam plugadas a um sistema principal em outra instância chamada Container. O mais legal é que o processo de criação de uma instância pluggable é muito simples e rápida, para a aplicação e usuários é  completamente transparente e ainda de quebra permite clonar o pluggable com apenas um comando.

CREATE PLUGGABLE DATABASE nome_clone_novo FROM nome_clone_existente;

Não acredita???? Tá bom… Confesso que quando eu li isso também pensei: “Duvido que funcione”
Então como dizem que imagens valem por mil palavras, vou postar para vocês aqui  um vídeo que eu fiz no youtube algum tempo demonstrando algumas utilizações do tal multitenant. (vídeo abaixo)

Segue o link caso queiram compartilhar.https://youtu.be/8ENMsiyDNHI)

Espero que tenha curtido o Vídeo-post de hoje.
Sendo assim, por favor, continuem comentando, compartilhando e ajudando a divulgar.
Este projeto é feito para você que como eu gosta de ver o lado bem humorado por trás de tudo, e vê nos erros a possibilidade de um aprendizado.

Grande abraço! E é claro! FOCO NA META!!!!

Acesse no Facebook: facebook.com/raulfdba

Sobre raul andrade

DBA e Instrutor Oracle, apaixonado pela minha família e por ensinar.
Esta entrada foi publicada em Conhecimento, Oracle 12c News e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

4 respostas para Salvando a viagem com Oracle Multitenant

  1. DIEGO disse:

    Muito Bom Raul, você poderia disponibilizar mais videos aulas, sua dinâmica é excelente, obrigado por compartilhar seu conhecimento e sua experiencia, isso nos ajuda muito aqui do outro lado…. Ficaremos no aguardo de mais videos como esse !!! 🙂

  2. Marco Aurelio Peres disse:

    Parabéns, Raul….

    Tenho uma questão sobre isso :

    É possivel plugar database de outra versão : 10g,11g por exemplo

    Se sim, como seria o procedimento ?

    Abraço

    Marco

    • RAULdba disse:

      Olá meu amigo Marco! Então respondendo a sua pergunta. Não tem como plugar banco de dados em outra versão que não seja 12c. E além disso ele deve ser pluggable, ou caso não seja deverá ser convertido. Mas versões anteriores somente atualizando.

Deixe uma resposta