A palavra de hoje é “compartilhar”.

Olá! Bom dia, boa tarde, boa noite!
Não! Hoje não vou falar de compartilhamento em redes sociais, Facebook, Google+, etc. hehehe
O assunto hoje é compartilhar conhecimento…

Eu vinha para o escritório pensando qual seria o assunto do post de hoje.
São tantos assuntos legais, tanta coisa para ser falada, aprendida e ensinada.–!!!!!–
       ENSINADA
Foi a palavra “ensinada” que me deu o insight do post de hoje.

Quem me conhece sabe que sou adepto da filosofia de que o conhecimento deve ser compartilhado, por isso também sou instrutor e amo tanto dar treinamentos.
Eu acredito plenamente que uma boa equipe tem profissionais com bom conhecimento, mas uma equipe ideal tem profissionais que tem sim bom conhecimento mas também o repassam sem restrições.

Na minha vida profissional já atuei, e atuo até hoje, não só como DBA, mas como líder de equipe, gerente de projetos, e de pessoas, como já comentei algumas vezes e quem me conhece pessoalmente já sabe.
Várias foram as vezes que precisei contratar, colocar alguém na minha equipe.
Quando estou nessa posição, existem  duas características que para mim são primordiais: Interesse em aprender e em repassar conhecimentos.
Já deixei de contratar bons profissionais tecnicamente por serem DBA do tipo DeusBA. rsrsrs. Imagino que esteja rindo agora em ouvir isso, mas os profissionais que se acham semideuses estão por toda parte, são arrogantes e se acham acima de todos. Para eles o seu conhecimento é intocável e ele não vai compartilhar, quem quiser aprender que estude.
Conhecem pessoas assim??? Eu conheço vários!

Sobre este tipo de pessoa, eu discordo totalmente, e não contrato. Prefiro uma equipe toda nivelada como boa do que um excelente item estragando e causando mal estar nos demais.

Claro, sei que opinião cada um tem a sua, portanto você está completamente livre para discordar de mim e comentar aqui. Irei ler, ponderar, responder.
Pois como disseram um dia: “Posso não concordar com o que você diz, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo.”

(Frase esta atribuída a Voltaire, mas que na realidade é de Evelyn Beatrice Hall sua biógrafa.)

Saindo do mundo da Filosofia, que é outro que também me fascina e continuando na questão do profissional que não compartilha conhecimento, existe um outro tipo que acho importante comentar, é aquele que não compartilha nem conhecimento nem trabalho por medo que outro “tome” o seu lugar.

Em tempos de crise (não aguento mais ouvir falar nela) é muito comum encontrarmos aqueles que preferem se afogar em trabalho, são levados à exaustão, ao stress, mas jamais repassam ou compartilham tarefas com seus pares.
Sentem medo. Na sua cabeça passa o pensamento: “E se eu ensinar e ele tomar meu lugar?”
Sabe, sendo bem racional, sem ser hipócrita, eu entendo. Não concordo, nunca agi assim, mas entendo.

Porém quando tenho a oportunidade de dar uma dica a este profissional eu digo que não só em tempos de crise, mas na vida profissional o importante é mudar o foco, tirar ele do problema “perder o emprego” e focar na solução: “demonstrar talento”. Gosto desta palavra “TALENTO”.
Ele sim, o talento, manterá você no seu cargo, te trará destaque e quem sabe até uma promoção a líder de equipe, coordenador, etc.

Torne-se necessário pelo que você é, pelo seu conhecimento, pelo seu carisma e pela forma como seus pares o veem. Não ande sozinho, traga sua equipe junto com você.
Já comentei em um post estes dias da necessidade de se ter um backup no cargo, lembra? Como é importante que alguém saiba fazer o seu trabalho e assim todos ganham.

Assim sendo vou terminar este breve post de hoje com uma célebre frase de Cora Coralina que é minha filosofia de vida profissional e pessoal:

“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.”

(trecho do poema Exaltação de Aninha (O Professor) de Cora Coralina

Sobre raul andrade

DBA e Instrutor Oracle, apaixonado pela minha família e por ensinar.
Esta entrada foi publicada em Administrando pessoas e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta