Novidade ou RTA?

New Feature… Restaurando tabela do backup…Bom dia! Boa tarde! Boa noite!!!

Tenho certeza que você deve estar tentando adivinhar o que seria um RTA, certo??
Pois bem vou explicar. Sabe aquela situação onde você procura solução, caça a melhor alternativa e mesmo assim ela não existe? (Ou pelo menos você não acha.) Daí vem aquela idéia, que mesmo nada convencional resolve o problema. Na verdade ela tem muitos nomes: Paliativo, Solução de contorno, criatividade, insight, gambiarra…
Eu tenho um nome diferente para isso! Acho que RTA soa mais bonito: Recurso Técnico Alternativo – LINDO NOME NÃO É MESMO??!!! He He He. Sabe aquela idéia de que nomes bonitos vendem mais??? Pois é…

Bem, agora que já expliquei o que é RTA, vou explicar porque citei ele aqui e para falar de uma New Feature da versão 12c do Oracle. Não! Jamais estou falando mal da novidade, apenas ela é uma forma meio que… …RTA de fazer.

Estou falando da nova funcionalidade da Oracle que permite voltar apenas uma tabela do backup. SIM!!! Agora isto é possível! Porém a parte que eu coloco como RTA é que ele processa da seguinte forma: Quando você emite o comando abaixo para retornar uma tabela do backup:

RMAN>RECOVER TABLE owner_name.table_name UNTIL SCN 6777972 AUXILIARY DESTINATION ‘/u01/app/oracle/backup_tables’;

O Oracle procede da seguinte forma: primeiramente ele restaura um backup que contenha o SCN citado em uma Instância Auxiliar que ficará no local definido pelo parâmetro acima AUXILIARY DESTINATION, em um segundo momento e automaticamente ele faz um export da tabela solicitada deste ambiente e depois import dela no local correto (sua base de produção, teste, homologação, etc).  Ao final de tudo ele destrói esta instância auxiliar.

Na verdade é uma novidade interessante, eu apenas chamei de RTA, pois ao contrário do que muitos esperavam, ele não restaura diretamente do RMAN, e sim utiliza-se do DATAPUMP em conjunto para isso, fazendo um restore, recover, export e import.
Sendo assim, seria possível ao DBA proceder da mesma forma, fazendo mesmo processo manualmente. Então a novidade é poder automatizar isto.

Eu já usei para testes, realmente funciona, é bem “usável”, na minha opinião é um BOM RTA.

Grande abraço! Espero que tenha curtido o post. Caso você seja um defensor Oracle não fique bravo comigo. Eu também sou defensor da tecnologia Oracle, sei que é o melhor banco de dados que temos hoje no segmento dele, porém não sou cego, e apenas entendo que a nova funcionalidade é sim uma forma coreografada de fazer um processo, mas é uma forma boa e que não exige muito conhecimento e grandes programações.

Espero comentários, os quais prometo responder a todos.

Grande abraço! Foco na META ESTUDANDO SEMPRE!!!

 

Sobre raul andrade

DBA e Instrutor Oracle, apaixonado pela minha família e por ensinar.
Esta entrada foi publicada em Oracle 12c News e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

4 respostas para Novidade ou RTA?

  1. Silvio Vieira Dauricio disse:

    RTA automatizada. rsrs boa.

  2. JHONATA LAMIM disse:

    Bacana, conhecia por Relatório Técnico de Atendimento tbm 🙂

Deixe uma resposta