Traçando metas…

Traçando Metas conquistando vitórias…Eu sempre falo que tudo que desejamos fazer deve primeiramente passar por uma fase de organização, caso contrário está realmente fadado a não ser concluído.
Eu decidi que este ano tenho duas grandes metas profissionais:
1- Estar pronto para a certificação OCM da Oracle;
2- Concluir meu livro.
Ok! Só que falando assim é muito bonito, poético e tal, porém como toda grande meta, deve iniciar com um projeto.
Hoje então começo a escrever o projeto para a minha primeira meta.

PROJETO PARA A META OCM ORACLE:

Regras que eu considero primordiais:
a) Levantar todo o conteúdo que deverá ser estudado. No caso das certificações Oracle isto é facilmente encontrado no site www.oracle.com na aba Training depois Certification Program.

b) Baseado nos itens levantados acima agora é a hora de botar a mão na massa e procurar materiais, livros, papers e qualquer documento que possa te ajudar nesta tarefa.

c) Reserve horário para estudo e seja rigoroso consigo mesmo: Estudar requer disciplina, sendo assim, você deverá reservar um tempo para seu estudo diariamente. Eu normalmente costumo iniciar de uma forma mais light e com o andar dos dias vou apertando a rotina.
Dica importante: Estudar é preciso, mas lazer também deverá estar incluído no seu cronograma, afinal de contas a cabeça também precisa e deve descansar. Portanto reserve sempre pelo menos um dia da semana para nem encostar em livros, notebook, tablet, etc.

d) Já dizia um sábio certa vez que “Quem conhece os outros é inteligente. Quem conhece a si mesmo é iluminado”. Portanto aprenda os seus limites, crie para você mecanismos de estudo personalizados.
Dica: Eu gosto de estudar fazendo, então crio ambientes para mim e neles faço meus laboratórios práticos.

e) A prova que vou fazer não é aplicada no Brasil, portanto terei uma preocupação a mais: treinar o Inglês fluente. Embora aqui cabe um comentário que até mesmo as provas feitas no nosso país são aplicadas em língua inglesa, logo…

f) Por fim e o item mais importante, definir uma data (deadline) final para a sua meta; no meu caso, a conclusão da prova.
Porém como dica eu sugiro não definir a meta logo de início. Tenha em mente uma data mas não faça dela ainda um alvo. Espere o andamento dos estudos e então defina com calma. Deadlines não devem ser ultrapassados, a menos que acredite em reencarnação de processos… rsrsrs.

Agora com estes preceitos definidos, desenhados em papel (tudo que se escreve tem maior chance de se concretizar), é dada a hora de iniciar os estudos.
Dica primordial: Converse com sua família sobre sua meta, faça com que participem, entendam sua ausência em momentos de estudos, coloque para cada um uma pequena grande participação. Acredite eles são mais necessários nesta hora do que você imaginou e com certeza estarão prontos para te ajudar e compreender.

Grande abraço DBAs, futuros DBAs, Curiosos, amigos, etc.
Prometo que nos próximos dias trarei o meu projeto de estudos desenhado para verem como eu faço.

Sobre raul andrade

DBA e Instrutor Oracle, apaixonado pela minha família e por ensinar.
Esta entrada foi publicada em Momento Estudo. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

7 respostas para Traçando metas…

  1. Mosán Santos disse:

    Parabéns amigo!

    Merece o Oracle OCM!

    Abraços

  2. Everton Monteiro disse:

    Raul,
    Parabéns pela iniciativa!
    Sucesso nesta jornada.

    Abraços.

  3. Marco Aurelio Peres disse:

    Raul, boa tarde

    Excelente texto, tem muito a ver comigo nesse momento.

    Só pra enriquecer e contribuir com o que você disse, eu acredito que :

    Todo projeto, seja qual for, é como uma maratona, ou seja, é preciso ser constante durante o percurso, muitas vezes se larga a mil e não tem “pernas” para se chegar ao fim.

    Parabéns pela iniciativa e sucesso.

    Marco Aurelio

Deixe uma resposta