Boa tarde meu amigo DBA, fico feliz que esteja aqui novamente…
Então, a pedido de diversos colegas, amigos, alunos, curiosos, etc; resolvi escrever um roteiro simplificado de como proceder quando o cliente olha pra você e diz: “Está tudo lento…”
Com certeza, independente da experiência que você tenha como DBA, tenho certeza que já escutou isso.
Quando isso ocorre parece ser o fim do mundo, um túnel sem luz no fundo não é mesmo??
Mas acredite, essa luz existe r não é o trem. rsrs.
De forma simples vamos conversar e passar diversas dicas de como se dar bem nestes casos e deixar seu cliente feliz.
RAULdba
Com certeza isso acontece muito e na maioria das vezes o problema está na aplicação e não no banco de dados!
Exatamente Marco, porém criou-se um estigma que lentidão = banco de dados.
Sendo assim sempre fica conosco DBAs o ônus da prova. He he deixa eu fazer um parênteses para uma aulinha de direito; para quem não sabe “ônus da prova” é quando alguém é acusado e ele tem que provar que é inocente.
Nesta hora o DBA deve definir nesta demora toda, quanto tempo foi efetivamente gasto em banco de dados…
Grande abraço meu amigo! E participe sempre!!!