Tarefa 03 – Estamos crescendo

Iniciando os trabalhos

Tarefa 03 – Estamos Crescendo : conforme a aplicação foi sendo usada e os acessos à ela foram aumentando, foi notado que as tablespaces de dados e índices precisam crescer mais 10% – quem já criou as tablespaces já como AUTOEXTEND, criar uma nova tablespace com datafiles não-autoextensíveis E os aumentar, para demonstrar que conhece o procedimento…
 Foi notado também que as ocorrências de LOCKs entre sessões aumentou muito, criar uma solução (Automatizada, de preferência) para guardar em algum lugar (tabelas, arquivos, o que for) as sessões que estão esperando por liberação de locks : para COMPROVAR que a solução está funcional, criar alguns dados nas tabelas VENDAS e ITENS (o que, devido às constraints, VAi exigir também preenchimentos nas tabelas auxiliares, como CLIENTES, TIPOS_DOCUMENTOS, etc) , e depois abrindo múltiplas sessões (com o mesmo usuário OU com usuários diferentes, não importa) tentando realizar DMLs nas mesmas linhas de mesmas tabelas, validando que a solução APONTA a espera por locks.

Bônus : ganha Bônus/estrelinhas Extras/sobe mais de ranking quem usar JOBs de banco pra monitorar, e Identificar as os Detalhes (como últimos SQLs, usuários conectados, data de conexão, programa/module/terminal usado) das sessões que estão esperando por lock.
Bônus em dobro para quem conseguir indicar a sessão causadora do lock.

Dicas de apoio:

Para Monitoramento de LOCKS, buscar sessões consumidoras, eventos de espera e exemplos de criação de JObs você poderá buscar no acervo de scripts que chamamos de canivete suiço do DBA. Caso ainda não tenha baixado clique aqui
Você também poderá buscar subsídios na aula do curso de tuning onde falamos de Oracle Wait Interfaces (OWI) (aulas 5 e 6)

Ah!!! tem também um script muito legal que poderá te servir de base:

column sess format a30
SELECT inst_id,
DECODE(request,0,’Holder: ‘,’Waiter: ‘)||sid sess,
id1, id2, lmode, request, type, block, ctime
FROM GV$LOCK
WHERE (inst_id, id1, id2, type) IN
(SELECT inst_id, id1, id2, type FROM GV$LOCK WHERE request>0)
ORDER BY id1, request;

Nesse script, o “dono” dos locks são as sessões HOLDERs, e as sesões Esperando pelo lock são as sessões WAITERs

Entrega: A entrega deverá ser feita formalmente para o e-mail bootcamp@rauldba.com.br constando no assunto: Entrega tarefa 03. Compõem a entrega, um relatório sobre o que foi feito, prints de tela ou qualquer evidência que ache interessante colocar

Se houver dúvidas: Aqui na empresa como em qualquer outra você poderá trocar idéias com os colegas de trabalho, com os seus coordenadores. Portanto qualquer dúvida poderá ser tirada trocando idéias com os colegas no grupo do Telegram do qual todos já fazem parte,  e por e-mail (bootcamp@rauldba.com.br).

Lembrando que o contato via Telegram pode ser feito com os colegas a qualquer momento e com resposta mais rápidas que por e-mail.

Então DBA, boa sorte! Bom trabalho e nos vemos no grupo do Telegram.

Atenciosamente,

Chiappa e Raul
Coordenadores da equipe DBA

Pontuações na entrega

Nome Data entregaMoedinhasObservações
Bruno
Cledison 24/09 – 23:34 150Excelente a entrega, forma de trabalhar com jobs muito boa.
Daniella
David
Elder27/09 – 11:22150Excelente entrega, com uso muito bom de jobs e envio de relatório.
Gislaine
Johnathan 24/09 – 15:05 150Excelente a entrega, o trabalho e o capricho na entrega
Luis23/09 – 01:25150Excelente a entrega, forma de trabalhar com jobs muito boa.
Natália 24/09 – 15:05 110Boa entrega, trabalho bem feito com os datafiles.
Rafael
Sérgio

Gabarito da tarefa 03